12 dez Startup Alfa Sense vence o Demo Day e comenta experiência com IPhD
Após serem escolhidos como os grandes vencedores, o time da startup Alfa Sense declara: “O Demo Day foi uma jornada emocionante para nós. Cada apresentação, cada conversa, foi uma oportunidade de aprender e crescer”. No dia 30 de novembro, ao final do primeiro dia do 2º Workshop de Indústria Fotônica e Empreendedorismo, aconteceu também a apresentação final das quatro empresas finalistas do Demo Day in Photonics Startups Hardware/Chip/New Materials.
A competição, que estava inserida no cronograma do Workshop promovido pelo LIF – UNICAMP em parceria com a IEEE Photonics Society, teve como principal objetivo oferecer uma oportunidade para que startups, principalmente na área da fotônica, pudessem apresentar seu modelo de negócio e concorrer a prêmios incríveis: a possibilidade de mentoria/aceleração da empresa pela Baita, acesso a mentores dos USA pela IEEE Photonics Society Industry e ao Programa de Startups da Ansys – Pacote de Óptica e Fotônica pela ESSS.
Além disso, também foi oferecido ao time vencedor o uso, por três meses, do espaço de coworking, laboratório de fabricação digital e ferramentas com assistência técnica para o uso de equipamentos do Mescla, da PUC-Campinas, e participação no Programa de Aceleração da Universidade. Entre as startups que foram escolhidas a dedo para participar da grande final, estavam: Due Laser, Glass Glass, MKFotônica e a vencedora Alfa Sense.
A equipe do painel de júri, composta por profissionais que representam o universo das ciências e dos negócios, trouxe grandes nomes como Oswaldo Fernandes (co-fundador da Baita Aceleradora), Daniel Renner (membro do IEEE Photonics Society Industry Engagement Committee), André Marques (membro do Alpine Group e UniAngels) e Thiago Alegre (membro do Photonicamp, professor no Departamento de Física Aplicada da Unicamp e membro da Brazilian Physics Society, da Brazilian Photonics Society e da Optical Society of America).
Apesar da merecida vitória, não foi uma tarefa fácil chegar entre os finalistas e levar o prêmio para casa. Para além do belo desempenho das demais equipes, o júri foi exigente: “Ficamos muito felizes em ver que nosso trabalho foi escolhido, entre muitos outros projetos de altíssimo nível, pela banca julgadora com especialistas da academia e representantes de entidades internacionais renomadas (…) Foi o reconhecimento de uma jornada intensa de desenvolvimento tecnológico no auge da pandemia” declarou a Alfa Sense em entrevista para o IPhD.
O projeto apresentado pelos vencedores consiste no desenvolvimento de uma tecnologia disruptiva para o monitoramento preciso do gás metano através da luz, através de uma plataforma óptica, de IOT e multiparâmetros, afirma a startup. De acordo com eles, um grande diferencial é a forma como sua produção é pensada: “Criamos nossas tecnologias em conjunto com o cliente definindo os requisitos da solução. Desta forma desenvolvemos e entregamos uma solução inovadora 100% nacional completa para o cliente, e assim, agregando valor ao nosso cliente, ao mercado e a toda sociedade”, afirmam.
Além do compromisso com o cliente, com o avanço científico e tecnológico, durante a entrevista a Alfa Sense reforça constantemente o compromisso com o meio-ambiente: “Se aliarmos a tecnologia à ciência, como é o nosso caso, sentimos que podemos ajudar ainda mais, beneficiando a sociedade através do aumento da segurança e do avanço tecnológico, promovendo transformações mais profundas na sociedade, inclusive, respeitando e impactando positivamente o nosso meio ambiente e até criando novos mercados”.
Após a vitória no Demo Day, os próximos passos se tornam ainda mais claros para a Alfa Sense e seus colaboradores. A equipe comenta que levar o prêmio foi crucial, um grande passo para a internacionalização de suas soluções avançadas: “[A vitória] nos encoraja ainda mais a continuar inovando no desenvolvimento de soluções ópticas avançadas no Brasil, (…) ganhar este Demo Day internacional de altíssimo nível, foi muito especial para nós”.
Durante a entrevista, citam uma frase poderosa que destaca o compromisso com a democratização da tecnologia avançada: “Empreender no Brasil é muito, muito difícil, mas empreender e inovar simultaneamente é um desafio maior ainda, (…) para nós foi um reconhecimento do trabalho de todo time Alfa Sense e de que estamos conseguindo cumprir a nossa missão de inovar e democratizar o uso e o acesso à Alta Tecnologia”.
O Demo Day marca a celebração da inovação e do empreendedorismo, e destaca a notável conquista da Alfa Sense. Essa vitória representa uma inspiração para os empreendedores e inovadores, mostrando que é possível transformar desafios em oportunidades para gerar um impacto significativo. É um testemunho do poder da determinação, da visão e da dedicação em transformar ideias em ação, moldando não apenas o futuro dos negócios, mas também contribuindo para avanços tecnológicos e socioambientais significativos.