
16 abr Parceria entre LPD e ESSS com Ansys fortalece pesquisa de ponta em fotônica na Unicamp
Colaboração promove inovação em integração fotônica com silício e acelera o desenvolvimento de dispositivos para aplicações em fotônica quântica
É com grande satisfação que anunciamos a continuidade da colaboração entre o Laboratório de Pesquisa em Dispositivos (LPD) e a ESSS, representante oficial das ferramentas Ansys. Esta parceria tem se consolidado ao longo do último ano como um marco importante em nosso compromisso contínuo com a excelência em pesquisa e inovação, especialmente no contexto da fotônica.
Nosso laboratório faz parte do LIF (Laboratório Integrado de Fotônica da Unicamp), que tem foco em inovação e empreendedorismo. Temos um interesse particular em integração híbrida com silício, uma área de grande relevância para a miniaturização de dispositivos existentes e para os avanços da fotônica quântica. Ao longo deste último ano, os alunos do laboratório utilizaram as ferramentas da Ansys para simular dispositivos que integram materiais bidimensionais e guias de onda de silício, otimizando o acoplamento por meio da exploração de diversas geometrias. Além disso, desenvolvemos e simulamos estruturas que serão fabricadas no exterior, compondo dispositivos voltados para fotônica quântica integrada. Essa colaboração tem nos permitido explorar cenários complexos, validar nossos modelos teóricos com dados experimentais e acelerar o ciclo de inovação. Estamos entusiasmados em seguir com essa parceria e seguir contribuindo para o avanço da pesquisa em fotônica no Brasil.