Programa LIF Empreende – Vencedores compartilham suas conquistas

Programa LIF Empreende – Vencedores compartilham suas conquistas

Texto: Greta Garcia

3S Health e NIT-Mandic, vencedores do Programa LIF Empreende, revelam suas jornadas empreendedoras, inovações científicas e o impacto transformador em seus campos de especialização.

“A troca de experiências foi muita válida para conhecermos novas tecnologias, modelagem de pitch, alternativas para busca de incentivo e investimento para o negócio” foi o que comentou a 3S Health, equipe vencedora do Programa LIF Empreende, em entrevista para o IPhD. A grande final do Programa aconteceu no último dia 31 de outubro, durante o 2nd Photonics and Entrepreneurship Industry Workshop, promovido pelo LIF – UNICAMP em parceria com a IEEE Photonics Society.

Este ano fomos apresentados à primeira edição do Programa LIF Empreende, que surgiu como uma proposta inovadora projetada para impulsionar a criação de novas empresas a partir dos resultados de pesquisas científicas, principalmente na área da fotônica. Os idealizadores enfatizaram a importância de devolver à sociedade a tecnologia armazenada nos arquivos dos laboratórios, visando não apenas o avanço científico, mas também o desenvolvimento de habilidades empreendedoras entre os membros da academia.

O Programa foi construído como competição, na qual as equipes participantes desenvolveram e apresentaram seus próprios modelos de negócios para concorrer a um grande prêmio. Durante as primeiras fases do Programa LIF Empreende, foram oferecidos treinamentos, mentorias e palestras gratuitas ministradas por especialistas, bem como oportunidades mais informais de networking com grandes empresas já estabelecidas no mercado.

Selecionar cinco finalistas já não foi uma tarefa fácil para o júri mas, dentre essas, duas obtiveram destaque na competição final: 3S Health e NIT-Mandic. A primeira, 3S Health, foi a escolhida pelo júri como Best Business Model e levou o prêmio principal: a soma de R$4.000,00, um certificado de classificação e um plano exclusivo de Mentoria de Negócios com a Baita Aceleradora. “O LIF foi uma oportunidade para apresentarmos e sermos avaliados por um público que tem uma expertise na área. O retorno positivo nos mostrou que estamos no caminho certo”, comenta a equipe campeã.

O pódio da equipe não veio atoa; a 3S Health, spin-off do LabSensores da Universidade Federal do Espírito Santo, busca impactar positivamente a sociedade com soluções baseadas em desenvolvimento de sensores, área na qual é especialista. A 3S Health foca na automação de protocolos de fisioterapia para diagnosticar riscos de quedas, principalmente em idosos. Seu diferencial está na oferta de dados para análise quantitativa do risco de quedas e avaliação de fadiga, usando sensores de fibras ópticas. Inicialmente, o modelo de negócios é baseado no aluguel de sensores para obter feedbacks eficientes, com planos de escalonar as vendas após a consolidação regional.

A equipe aposta que a vitória no Programa LIF Empreende irá impactar muito positivamente o futuro da empresa: “Além de irmos construindo aos poucos uma trajetória com diferentes conquistas, os conhecimentos adquiridos e os contatos estabelecidos nos abriram os olhos para outras oportunidades que podemos explorar para consolidarmos a nossa solução como algo economicamente viável em escala nacional”.

Na imagem, à esquerda, Daniel Renner, representante da IEEE Photonics Society; no centro, os vitoriosos do LIF Empreende – equipe 3S Health; à direita, o Prof. Newton Frateschi, coordenador do LIF.”

Enquanto isso, a NIT-Mandic foi escolhida como a proposta favorita do público do Workshop, venceu a categoria de Júri Popular e levou para casa um certificado de classificação. “Foi nossa primeira experiência em um programa voltado a negócios e produtos. (…) A elaboração do Lean Canvas e depois colocar no papel todo o plano de negócios da empresa foi uma experiência muito enriquecedora para toda a equipe. A preparação através das mentorias e avaliação pelos membros da banca nos trouxe perguntas pertinentes, que como pesquisadores muitas vezes não pensamos” afirma Aguinaldo Garcez, representante da equipe, em entrevista para o IPhD.

A equipe propôs um dispositivo de Fotobiomodulação que promete acelerar tratamentos ortodônticos e de implantes dentários, oferecendo conforto, segurança e acessibilidade. Ao utilizar luz nas faixas vermelha e infravermelha para modular o metabolismo celular, promove analgesia e acelera processos de cicatrização. O dispositivo, que está em fase de testes e ainda sendo aprimorado, pretende ser de fácil uso para os pacientes, e isso ganhou a atenção dos ouvintes.

À esquerda, os ganhadores do Voto Popular – equipe NIT-Mandic; à direita, Daniel Renner (IEEE Photonics Society) e Newton Frateschi (LIF-Unicamp)

Algo que as duas equipes vencedoras têm em comum é a vontade de crescer. “Os próximos passos serão o teste em maior escala (…) e a viabilização do produto no mercado, buscando parcerias e investimentos externos, via projetos de fomento ou através de investidores”, diz a NIT-Mandic. Seguindo a mesma linha, a 3S Health reitera: “O próximo passo para o nosso negócio é validarmos os primeiros protótipos para identificarmos pontos de otimização. A princípio o objetivo é consolidarmos a nossa marca em escala estadual para posteriormente buscarmos os mercados de escala nacional”.

Os frutos colhidos pelo Programa LIF Empreende refletem não apenas em conquistas tangíveis, mas principalmente na transformação dos participantes. Essa jornada lapidou ideias ajudando a transformá-las em modelos de negócio sólidos, assim como também catalisou o amadurecimento empreendedor de cada participante. A 3S Health e a NIT-Mandic são testemunhas dessa evolução, vislumbrando novos e ampliados horizontes, e metas ambiciosas.

O impacto dessas experiências foi além das premiações; é a semente de inovação e de um comprometimento que promete florescer, trazendo avanços não apenas para seus projetos, mas também para a sociedade que anseia por soluções transformadoras. O Programa LIF Empreende não apenas celebra conquistas, mas semeia um legado de progresso e inspiração para os empreendedores científicos do futuro.