21 mar Laboratório Integrado de Fotônica (LIF) recebe visitas do ecossistema Sisfóton-MCTI
Visitas proporcionaram a interação entre os principais atores da academia, ICT, indústria e startups.
Primeiro dia: Visita da equipe do MCTI
No dia 15 de março, a equipe que faz parte da Coordenação-Geral de Tecnologias Habilitadoras – CGTH do MCTI teve a oportunidade de conhecer as principais instalações dos laboratórios do Centro de Pesquisas em Fotônica (Photonicamp) e do Laboratório de Pesquisa de Dispositivos (LPD), que fazem parte do LIF e reúnem conhecimentos e experiências para a resolução de grandes problemas da sociedade, nomeadamente através da investigação das propriedades da luz e de suas soluções.
Equipe do MCTI interagindo com o pesquisador Cauê Castro
De acordo com a Sandra Renz, analista em C&T, a visita possibilitou o acesso a tecnologias de ponta na região de Campinas. “Foi uma excelente oportunidade para conhecer a estrutura física do laboratório, os projetos de alta complexidade que estão sendo desenvolvidos, bem como as equipes que vêm trabalhando arduamente para o desenvolvimento e a inovação da Fotônica em nosso país.”, relata a analista.
Renz também elogiou o engajamento dos pesquisadores do LIF. “Percebemos uma equipe motivada e altamente capaz desenvolvendo trabalhos que se encontram na vanguarda do conhecimento e promovem não só o avanço na área de Fotônica como a integração com o setor produtivo, buscando auxiliar nos desafios do setor industrial e ampliando as relações entre academia e empresa, cujos reflexos beneficiam toda a sociedade brasileira.”, avalia.
Acesse o Relatório de Visita do MCTI
Segundo dia: Visita do Sisfóton- Integrador CPqD
Com o propósito de garantir a integração das instituições do Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica, foi realizado no dia 16 de março o 4° Webinário do SisFóton, evento organizado pelo Laboratório Integrador-CPqD para discutir as iniciativas de empreendedorismo do ecossistema de fotônica do país. Entre as principais atividades, os inscritos tiveram a oportunidade de realizar uma visita direcionada pelo CPqD ao LIF.
Os participantes conseguiram interagir com os laboratórios que possuem expertise em dispositivos ópticos em nanoescala, como lasers, cavidades e guias de ondas, usando técnicas de litografia óptica e de feixe de elétrons – o mesmo processo usado em dispositivos de microeletrônica avançada.
Visitantes interagindo com o Prof.Pierre Louis
João Rosolem, Coordenador do Laboratório Integrador do Sisfóton-MCTI, explanou o impacto do laboratório no país. “Nós fomos recebidos pelo professor Newton Frateschi, coordenador deste Laboratório, podemos ver os mais recentes avanços em fotônica pesquisados na Unicamp e que contribuem com o propósito estabelecido no Sisfóton de promover o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social da indústria brasileira de Fotônica.” relata o coordenador.
Visitantes dos Laboratórios do Sisfóton – MCTI
O Sisfóton é uma iniciativa do MCTI que tem como objetivo promover a unicidade entre os atores do ecossistema brasileiro de inovação em fotônica (academia, ICT, indústria e startups) e ações visando o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do país. Além do CPQD, que atua como Laboratório Integrador, a rede de Laboratórios do Sisfóton é integrada pela EMBRAPA, CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), SENAI Joinville, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Espírito Santo, Unicamp, UNESP Araraquara e USP São Carlos.