LPD fecha parceria com a ESSS e impulsiona pesquisas em Fotônica

LPD fecha parceria com a ESSS e impulsiona pesquisas em Fotônica

Em um esforço para promover a excelência em pesquisa e inovação, o Laboratório de Pesquisa em Dispositivos (LPD) da Unicamp anuncia uma colaboração estratégica com a ESSS (Engineering Simulation and Scientific Software), representante oficial das ferramentas Ansys. A parceria possibilita a utilização de softwares de engenharia e simulação computacional que otimizam a eficácia dos projetos, representando um marco importante para o desenvolvimento dos trabalhos em andamento e futuros, especialmente no campo da fotônica.

Como um dos braços do LPD, o Laboratório Integrado de Fotônica (LIF), tem se destacado por sua dedicação à inovação e ao empreendedorismo. Com um foco particular na integração híbrida com silício, área de relevância na miniaturização de dispositivos e no desenvolvimento da fotônica quântica, o laboratório tem explorado diversas geometrias para otimizar o acoplamento de materiais bidimensionais e guias de onda de silício.

Os alunos do LPD têm desempenhado um papel fundamental nesse processo, utilizando as ferramentas avançadas da Ansys para simulação de dispositivos fotônicos. Entre os projetos em andamento, destaca-se a fabricação de interferômetros e linhas de atraso em filme fino de Niobato de Lítio, liderada por Higor Lorijola Vasques, aluno de Iniciação Científica, sob orientação do Prof. Dr. Newton Frateschi. O projeto tem previsão de conclusão para julho de 2024.

Outros projetos relevantes são liderados por estudantes de mestrado: Maria Carolina França Volpato está focada na Integração Híbrida com Silício, e Kalebe Estevam Batista trabalha no estudo da produção da heteroestrutura de MoS2-WSe2 e o acoplamento de sua fotoluminescência em guias de onda de silício. Ambos os projetos também têm previsão de conclusão para 2024.

Essa colaboração com a ESSS permite ao LPD explorar cenários complexos, validar modelos teóricos com dados experimentais e acelerar o ciclo de inovação. A parceria não só fortalece a posição do LPD como um centro de excelência em fotônica, mas também contribui para impulsionar a pesquisa nesse campo no Brasil.

É importante ressaltar que tanto o IPhD quanto o LIF, têm suas origens no LPD. Essas entidades, que compartilham uma história comum, hoje trabalham em parceria em projetos de pesquisa e desenvolvimento científico. Essa cooperação promove um ambiente ainda mais propício para descobertas e conquistas futuras na área da fotônica.

Até o momento, dois trabalhos já foram publicados como resultado dessas pesquisas em andamento: Analysis of Integrated Photonics with Saturable Absorption in the C-Band Employing 2D 1 T’-MoTe 2 Monolayer, por Maria Carolina Volpato, Pierre-Louis de Assis e Newton Cesário Frateschi, e Saturable absorption in the c-band employing 2d 1t’-mote2, de mesma autoria, com adição de Henrique G. Rosa. 

Ambos os trabalhos foram apresentados em conferências renomadas como 2023 International Conference on Optical MEMS and Nanophotonics (OMN), SBFoton International Optics and Photonics Conference (SBFoton IOPC) e 2023 IEEE Photonics Conference (IPC).

O destaque internacional do trabalho do LPD evidencia o impacto positivo e a relevância dos esforços conjuntos entre o Laboratório e a ESSS. Com essa união de forças, espera-se que novas descobertas e avanços revolucionários continuem a surgir, consolidando o Brasil como um polo de excelência em fotônica e inovação tecnológica.