Equipe do LIF-UNICAMP vence 2 categorias do programa “Transforme sua Pesquisa em Negócio”

Equipe do LIF-UNICAMP vence 2 categorias do programa “Transforme sua Pesquisa em Negócio”

 Texto: Bruna Mozer | Imagem: Reprodução FFCi

Um modelo de negócio para área de sensoriamento, baseado em tecnologia protegida da Unicamp no campo da Física, venceu a  3ª edição do “Programa Transforme sua Pesquisa em Negócio” em duas categorias. A final foi realizada nesta quinta-feira (22/9), em formato online. Seis trabalhos selecionados foram apresentados por meio de um pitch a uma banca de especialistas.  O projeto “Biossensor Óptico integrado, método de detecção e usos do biossensor” conquistou a banca de jurados na modalidade “Melhor Modelo de Negócios” e levou ainda o voto popular.

O programa Programa Transforme sua Pesquisa em Negócio é uma realização da Fundação Fórum Campinas Inovadora e tem como objetivo desenvolver habilidades empreendedoras entre pesquisadores para que apresentem resultados de seus estudos para o mercado.

O projeto “Biossensor Óptico integrado, método de detecção e usos do biossensor”, elaborado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a partir de uma tecnologia desenvolvida no Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW-Unicamp) e protegida com apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp, recebeu um prêmio de R$4,5 mil oferecidos pela FFCi.

O grupo também ganhou consultoria jurídica, com foco na formatação da empresa, oferecida pela empresa-filha da Unicamp e patrocinadora do evento, Alcance Innovation Consulting, e poderá usar o espaço Mescla por três meses (coworking, laboratório de fabricação digital e ferramentas com assessoria técnica para utilização dos equipamentos) e participar do Programa de Aceleração da PUC-Campinas.

Luís Alberto Barêa, professor adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da UFSCar,  e um dos membros da equipe vencedora, agradeceu pelo resultado. “O programa é excelente e nos ofereceu um aprendizado enorme”. Durante o programa, os participantes receberam treinamentos de Lean Canvas e Pitch, passaram por mentorias individuais e avaliação. Neste ano, foi possível inscrever o trabalho em equipe e individualmente.

Além do “Biossensor Óptico”, o projeto “Transform IA”, liderado pelo mestrando Valdemir Sales Matias Júnior, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), foi vencedor na categoria “Modelo de negócios destaque na área de Energia e Petróleo​”. Ele recebeu prêmio de R$4,5 mil oferecido pelo Cepetro (Centro de Estudos de Energia e Petróleo), da Unicamp. “Esta área, de energia e petróleo, realmente merece atenção. Estou muito feliz com a conquista e de aproximar meu projeto de possíveis parceiros”, afirmou o mestrando Matias Júnior.

Clique aqui para conhecer os projetos finalistas.