Inovação Aberta

Esses são alguns exemplos de tecnologias do Laboratório Integrado de Fotônica que estão disponíveis para a realização da transferência de conhecimento Universidade-Empresa-Sociedade. Estamos buscando desenvolver novos modelos de negócios/ou parcerias estratégicas com a Indústria.  Se você está disposto a trabalhar conosco entre em contato.

Algoritmo Proativo para a Mitigação das Perdas causadas pela Fragmentação Espectral em Redes Elásticas com base em Características do Tráfego

A ideia consiste em desenvolver um algoritmo capaz de reduzir significativamente as perdas causadas pela fragmentação espectral em redes ópticas elásticas, mediante o uso de informações sobre o tráfego. Essas informações são basicamente os tamanhos (em número de slots) das conexões demandadas em cada rota, e as respectivas taxas de chegada. Elas podem ser sabidas de antemão (caso mais simples), ou capturadas em tempo real com técnicas de aprendizado de máquina (caso mais realista no chamado “mundo real”). Essa pesquisa já gerou uma Tese de Doutorado em sua fase preliminar, voltada para tráfego incremental; e está gerando outra considerando tráfego dinâmico num enlace avulso. No momento, está gerando também uma comunicação de invenção junto à Inova, mas ainda não há uma equipe envolvida.

Saiba Mais

Integração de Heteroestruturas de Materiais Bidimensionais (2D) em Transistores de Efeito de Campo: Uma nova abordagem para o desenvolvimento de fotodetectores

Minha pesquisa de doutorado envolve a integração de heteroestruturas de materiais bidimensionais (2D) como o grafeno e o dissulfeto de molibdênio (MoS2) em transistores de efeito de campo (MOSFETs) para a criação de uma nova abordagem para o desenvolvimento de fotodetectores. Através da integração de heteroestuturas entre materiais 2D e quantum dots, é possível expandir o espectro de atuação dos dispositivos, (devido a versatilidade de seleção do bandgap através do tamanho e do material do quantum dot), aumentando a sua eficiência e figuras de mérito. Os fotodetectores encontram aplicações e crescimento nas mais diversas áreas de mercado e tecnologia, como telecomunicação óptica, fotografia, sensoriamento térmico, sensores biológicos, detectores de gás, visão noturna, detecção de movimento, segurança e análise química. Nos últimos anos, com o crescente consumo de smartphones e de carros elétricos autodirigidos, o espaço do mercado preenchido pelos fotodetectores tende a crescer.

Saiba Mais

Moduladores integrados de luz usando filmes finos de niobato de lítio

Moduladores integrados de luz usando filmes finos de niobato de lítio. Já existem produtos comerciais (até onde eu saiba apenas 1 empresa no mundo) que faz estes moduladores. Além disso, este não é o objetivo central da pesquisa que fazemos no nosso laboratório. Porém poderia ser um spinoff caso algumas partes da nossa pesquisa sejam bem sucedidas, em especial o funcionamento adequado da infraestrutura local de microfabricação de dispositivos fotônicos e opto-eletrônicos.

Saiba Mais

Reflector Plasmônico

Em uma interação com a empresa Samsung desenvolvemos um reflector plasmônico que poderia ter sua cor alterada com a aplicação de uma tensão. Em especial conseguimos desenhar cores vividas nesses dispositivos que renderam um artigo científico na revista ACS Appl. Nano Mater. (“Bright and Vivid Diffractive–Plasmonic Reflective Filters for Color Generation” https://doi.org/10.1021/acsanm.9b02508). Esses reflectores poderiam ser usados para gerar cor/imagens e estáticas (ou de baixa taxa de variação) sem gastos elevados de energias (já que a variação de cor é feita de forma capacitava). Infelizmente não contamos com alunos que possam se empenhar nesse projeto, mas caso consigamos — através do LIF — poderíamos retomar essa linha de pesquisa/desenvolvimento (esta é a razão de minha resposta negativa no item #4).

Saiba Mais